DAS – Diretoria de Assistência Social

A Diretoria de Assistência Social (DAS) é um núcleo da PMERJ, voltado para política de assistência social da Instituição, bem como com o empenho dos assistentes sociais no planejamento, elaboração e execução de projetos sociais com alvo nos Policiais Militares ativos, inativos e seus dependentes.

A unidade

A Diretoria de Assistência Social (DAS) surge em 7 de março de 1962 com a reorganização da Polícia Militar do antigo Estado da Guanabara, e foi inicialmente vinculada a Capelania e possuía foco em ajuda mútua. Posteriormente, em 1976, através do Decreto 874 de 03 de Setembro de 1976, passa a ser subordinada a Diretoria Geral de Pessoal.

Em Janeiro de 2014, após pesquisa da legislação pertinente à Assistência social no Brasil, a DAS passa a ter um alinhamento, no sentido de ampliar e melhorar o atendimento desenvolvendo ações visando a otimização na concessão de benefícios, redução do tempo de atendimento, e atualização das legislações; e a partir de uma proposta da direção do DAS ao Diretor da DGP, houve a transferência destes oficiais assistentes sociais da DGS para a DGP/DAS. Tal mudança configurou um novo momento para a trajetória da DAS, que culminou com o reconhecimento da necessidade de implantação de uma política de assistência social na nossa Instituição, bem como com o empenho dos assistentes sociais no planejamento, elaboração e execução de projetos sociais com alvo nos Policiais Militares e seus dependentes.

Serviços e Benefícios

São serviços e benefícios oferecidos pela Diretoria, previstos na Normatização publicada em Bol PM n.° Bol da PM n.º 030 – 19 Fev 16, são:

  • encaminhamento às seguradoras credenciadas para policiais militares ativos com sequelas permanentes decorrentes de acidente ou para os familiares em caso de morte acidental,
  • mudança segura;
  • transporte para tratamento de saúde;
  • visita e acompanhamento a policiais militares vitimados em serviço;
  • doações de remédios e material médico-hospitalar de consumo;
  • empréstimos de cadeiras de rodas, cadeiras higiênicas, andadores, camas e similares;
  • doação de óculos;
  • cestas básicas,
  • e convênios para atendimento da família policial militar.

Saber mais

Onde estamos

Atualmente a Diretoria de Assistência Social está localizada  na Avenida Marechal Fontenelle, n 2.906 (ao lado da SPM/DGS)
Jardim Sulacap e é dirigida pela Cel PM Clarisse Antunes Barros.

Além do atendimento na sede da unidade possui núcleos descentralizados na área do 3º, 4º, 5º, 6º e 7º CPA, na saúde com núcleos no HCPM, CFRPM e HPM-Nit.

Normatização da DAS
Legislações Importantes

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