A metodologia aplicada baseia-se na PROMOÇÃO DE SAÚDE, proporcionando,  através da instrução de higiene oral (I.H.O.), remoção total das lesões de cárie e limpeza de cálculos dentários, a adequação do meio bucal para que a partir desta fase  o tratamento nas diversas especialidades seja realizado de acordo com plano de tratamento proposto e do grau de complexidade exigido.

Como faço para agendar uma consulta para fazer tratamento odontológico?

O acesso ao tratamento se dá através da Clínica Geral que é oferecida em todas as USBs. Nesta consulta, será feita a adequação do meio bucal (remoção de cáries e selamento provisório das cavidades, permitindo que o usuário possa aguardar o início do tratamento, livre de atividade da doença cárie.) Ainda pela Clínica geral, o plano de tratamento é elaborado, o paciente é encaminhado para uma palestra sobre Instrução de Higiene Oral e escovação supervisionada e a partir daí, orientado quanto à continuação do tratamento nas diferentes especialidades.

Diariamente, no turno da manhã, são disponibilizadas vagas para o atendimento na Clínica Geral. Em algumas USBs é necessário agendamento prévio, em outras, basta comparecer à Unidade.

Qual USB devo procurar para iniciar o tratamento?

O ideal é que você procure a USB mais próxima de sua residência para iniciar o tratamento, se for policial militar, poderá ser a USB mais próxima de sua OPM.

Como faço para agendar uma consulta odontológica para meu filho?

Se o seu filho tem até 12 anos incompletos,  procure a USB secundária ou terciária mais próxima de sua casa, buscando pela especialidade de Odontopediatria. O agendamento da criança é feito diretamente na Unidade, devendo o responsável juntamente com a criança, participar de uma palestra.

Tenho um dependente especial que necessita de tratamento odontológico. Como devo proceder?

O atendimento odontológico à pacientes com necessidades especiais é realizado APENAS na OCPM. Basta comparecer à Unidade para agendamento. Na consulta o Dentista irá avaliar cuidadosamente o caso e se não for possível o atendimento ambulatorial, será agendado um atendimento no Centro Cirúrgico do HCPM, cujo objetivo será concluir o tratamento odontológico com o mínimo de intervenções possíveis.

Como faço para colocar aparelho ortodôntico?

As Unidades Terciárias oferecem atendimento na área de Ortodontia. O paciente deverá procurar estas Unidades com o tratamento clínico já concluído (sem cáries, gengivite ou quaisquer outras necessidades de tratamento) e portando o encaminhamento do seu dentista.